De acordo com dados publicados pela Adobe, 64% dos jovens utilizam o TikTok como ferramenta de pesquisa.
Existem muitos estereótipos sobre os jovens nascidos entre 1995 e 2010. Mas poucos são tão verdadeiros quanto a ligação deles com as redes sociais. Em 2023, a Insider Intelligence apontou que mais de 90% da Geração Z é usuária frequente das plataformas de conteúdo online.
Entretanto, para além das conexões com amigos, familiares e consumo de entretenimento, as redes se tornaram uma fonte de conhecimento para esta geração, que, junto com os Millennials, é mais propensa a acreditar em fake news, de acordo com a Universidade de Cambridge.
Em 2022, até mesmo o Google publicou que 40% da GenZ utilizava o TikTok como ferramenta de busca. Publicada há algumas semanas, a pesquisa “Using TikTok as a Search Engine”, realizada pela Adobe, mostrou que 64% dos nativos digitais já contaram com a plataforma chinesa para tentar encontrar alguma informação.
As razões por trás da preferência da GenZ pelo TikTok
O relatório da Adobe também apresentou as motivações da Geração Z para escolher o TikTok como meio de busca online. Veja as cinco principais respostas dadas pelos jovens:
O formato de vídeos curtos é mais informativo e fácil de compreender (44%);
Eu gosto da maneira como contam histórias nos vídeos do TikTok (34%);
O conteúdo é mais personalizado (31%);
A informação é mais recente (29%);
Eu gosto de interagir diretamente com o conteúdo (29%).
Outro aspecto interessante do levantamento são as categorias mais pesquisadas pelo público em geral no TikTok:
Novas receitas (36%);
Novas músicas (35%);
Tutoriais (34%);
Dicas de moda (30%);
Dicas para exercícios físicos (29%);
Dicas de beleza (29%);
Recomendações de produtos (25%);
Novos produtos ou serviços (25%);
Inspirações estéticas (23%);
Dicas de saúde (22%).
À medida que a Geração Z, impulsionada por sua afinidade com as redes sociais, continua a moldar os padrões de consumo e comportamento online, torna-se cada vez mais evidente a necessidade das empresas se adaptarem a essa nova realidade digital.
Para pequenas e médias empresas, essa mudança de paradigma oferece tanto desafios quanto oportunidades. Por um lado, a necessidade de compreender e se adaptar ao comportamento do público-alvo nessas plataformas pode parecer intimidadora. Por outro lado, a capacidade de se destacar com conteúdo profissional em um ambiente digital dinâmico e altamente engajado pode abrir portas para novos públicos e oportunidades de crescimento.
Nesse contexto, a presença digital torna-se não apenas uma opção, mas uma necessidade premente para as empresas que desejam permanecer relevantes e competitivas no mercado atual. Investir em estratégias de marketing de conteúdo, presença nas redes sociais e interação direta com o público são elementos essenciais para construir uma presença digital sólida e impactante.
Portanto, as empresas, especialmente as pequenas e médias, devem encarar essa nova realidade como uma oportunidade para inovar, experimentar e se conectar de forma mais autêntica com seu público-alvo. Ao adotar uma abordagem proativa para a presença digital, as empresas podem não apenas sobreviver, mas prosperar em um ambiente de mercado em constante evolução.
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